Skip to content
ProductManagement.com.br
ProductManagement.com.br

Um lugar aberto à discussão sobre produtos digitais

  • Product Management
    • Product Discovery – Dicas e Passos.
    • O Product Owner e o Business Analyst
    • Refinement Meeting: Por que e como fazer?
    • Visão geral do PO em projeto Ágil
    • Perfis legais para seguir no Twitter
  • Scrum
    • Scrum, o primeiro contato!
    • Ágil. Porque tantas tentativas falham?
    • O Product Owner e o Business Analyst
    • Ágil. Gestão do conhecimento, escopo, documentação, testes, falhas e mais…
    • Scrum. Gestão do conhecimento e mudanças de escopo
    • Ágil. Um pouco sobre documentação de regras, testes e comunicação
    • Refinement Meeting: Por que e como fazer?
    • Refinement Meeting: Respondendo as 6 dúvidas iniciais
    • Características de um bom Product Backlog – DEEP
    • Perfis legais para seguir no Twitter
  • English
    • Agile Product Ownership in a nutshell
    • Agile. Why so many projects fail?
    • Grooming the Product Backlog: Answering 6 initial questions
    • Great profiles to follow on Twitter
ProductManagement.com.br

Um lugar aberto à discussão sobre produtos digitais

O Product Owner e o Business Analyst

Daniel Baldini, October 3, 2017November 7, 2020

Qual é a diferença entre o Product Owner e o Business Analyst?

Esta é certamente uma das primeiras perguntas que surgem quando começamos a estudar o Scrum.

Há alguns anos venho me dedicando a isto e devo dizer que levei um bom tempo para encontrar a minha resposta.

Poeticamente eu diria que: O Product Owner é a ave que voa mais alto que o Business Analyst.

Enquanto o Business Analyst recebe a informação de que é necessário especificar uma funcionalidade o Product Owner recebe uma visão de um produto e é o responsável por identificar, entre tantas solicitações, o que precisa ser feito para atingi-la.

Abaixo listo algumas características que diferenciam o Product Owner do Business Analyst.

1 – Entender o negócio para decidir com clareza aquilo que deve e não deve ser feito

Enquanto o Business Analyst fica focado em detalhar o que lhe foi pedido para que posteriormente a especificação seja enviada à equipe de desenvolvimento, o Product Owner ao receber uma solicitação deve avaliar se ela deve ou não ser desenvolvida.

Por exemplo:

Imagine-se como o Business Analyst de uma plataforma de E-Commerce e o seu gerente ou diretor lhe faz a seguinte solicitação: Precisamos de uma funcionalidade para quando o cliente colocar o produto A no carrinho, que o produto B também seja colocado.

Neste momento você começará a identificar todas as telas, fluxos, riscos para o negócio, limitações que esta funcionalidade pode trazer, fazer o documento de especificação e entrega-lo à equipe de desenvolvimento.

Imagine-se agora recebendo esta mesma solicitação porém, desta vez você é o Product Owner desta plataforma que está sendo utilizada por mais de 150 clientes diferentes.

Suponha que esta funcionalidade seja de fato importante para apenas 3% dos teus clientes e você, como um bom Product Owner, sabe que todo novo código inserido ao produto demandará algum tempo de desenvolvimento, de testes e aumentará seu TCO (Total Cost of Ownership) e, acima de tudo, aquela funcionalidade não tem qualquer relação com a visão do produto.

Neste momento o Product Owner, antes mesmo de escrever a primeira história de usuário, deve julgar – preferencialmente com dados – se faz sentido ou não aquele desenvolvimento e, caso não faça, explicar o motivo pelo qual a solicitação não será atendida.

2 – Decidir, dentro daquilo que será desenvolvido, o que deve ser desenvolvido e em qual ordem.

Em geral, tudo aquilo que foi especificado pelo Business Analyst é enviado para a equipe de desenvolvimento. Os desenvolvedores leem o material gerado e criam as tarefas de desenvolvimento que eles entendem necessárias para atender a 100% da especificação.

O Product Owner divide a funcionalidade em histórias de usuários, analisa cada uma delas e as prioriza de acordo com o valor para o negócio. Geralmente o Princípio de Pareto é utilizado nesta fase, ou seja, determinar quais são os 20% de histórias que precisam ser desenvolvidos para representar 80% daquilo que se pretende com a nova funcionalidade.

O Product Owner sabe que nem tudo precisará ser desenvolvido para que a funcionalidade seja testada e melhorada ou descartada. E é justamente “as histórias que realmente importam” que devem ser enviadas à equipe de desenvolvimento.

3 – Ter excelente relacionamento com os desenvolvedores.

É muito comum que o Business Analyst seja alguém que prepare documentações e envie para equipes que muitas vezes ele nem conhece as pessoas que as compõem. Claro que isso não é uma regra mas geralmente o contato entre eles ocorre somente para esclarecimento de dúvidas da documentação, quando ocorre.

O Product Owner é um dos membros do Scrum Team. Ele é o responsável por transmitir segurança ao time de desenvolvimento, ter bom relacionamento com todas as pessoas e ser capaz de comunicar com clareza as decisões e as alterações de decisões, para todos as pessoas envolvidas com o produto. Ele deve ser o ponto de apoio para todo e qualquer problema. É principalmente nele em quem a equipe de desenvolvimento deve confiar. Se não houver esta confiança, não há time e por consequência, não há Scrum.

Claro que o Product Owner também deve ter um bom relacionamento com os stakeholders mas isso também é necessário ao Business Analyst.

4 – Saber falar “Não!”

Já falei sobre isso anteriormente mas esta é uma das habilidades que, para mim, mais diferenciam o Business Analyst do Product Owner.

Em geral os Business Analyst não dizem “Não”. Eles até podem, em casos específicos, dizerem não para algumas coisas específicas de uma funcionalidade, mas ele nunca dirá que não vai especificar o que foi solicitado.

O Product Owner deve saber falar NÃO e deve usar esta palavra muitas vezes durante os seus dias de trabalho.

Lembre-se, o Product Owner recebe informações (pedidos) de inúmeras fontes porém a capacidade de entrega das equipes de desenvolvimento é sempre menor do que a criatividade das pessoas que estão ao redor do produto. Por isto ele deve saber filtrar o que precisa ou não ser desenvolvido – sempre tendo como referência a visão do produto – e o quanto é realmente necessário desenvolver.

Somente assim ele conseguirá atingir o principal objetivo desta função que é “entregar o que tem maior valor para o negócio o mais rapidamente possível”.

Se não souber falar NÃO, certamente o Product Owner falhará.

Acredito que estes são os principais pontos que diferenciam estas duas

importantes funções das diferentes metodologias/framework de desenvolvimento de software.

Por último gostaria de deixar uma pergunta e um vídeo (em Inglês).

O Product Owner pode mudar a visão de um produto?

Eu aconselho a ver a apresentação toda mas do minuto 16 ao 21, Marty Cagan conta um pouco da trajetória da Kate Arnold na Netflix e, ao meu ver, de alguma forma, nos dá uma pista da resposta.

https://www.mindtheproduct.com/2016/10/behind-every-great-product-marty-cagan/

Espero que tenham gostado e caso tenha uma opinião contrária, um comentário ou algo a adicionar, fique a vontade em escrever seu comentário abaixo.

Todas as opiniões são bem vindas e respeitadas.

Achou interessante? Tem dúvidas ou discorda de algo?
Me adicione ao LinkedIn e vamos conversar.

Product Management Scrum

Post navigation

Previous post
Next post

Related Posts

Perfis legais para seguir no Twitter

February 21, 2017February 27, 2017

Interessado em manter-se atualizado sobre Product Management e Scrum? Tem uma galera muito interessante piando por aí…. Vou deixar aqui alguns perfis que valem a pena serem seguidos no Twitter.   http://www.twitter.com/@MindtheProduct http://www.twitter.com/@ProductHunt http://www.twitter.com/@scrumology http://www.twitter.com/@leadingagile http://www.twitter.com/@lissijean http://www.twitter.com/@ScrumAlliance http://www.twitter.com/@Scrumdotorg http://www.twitter.com/@TheStartupTimes http://www.twitter.com/@VentureBeat http://www.twitter.com/@ProPad http://www.twitter.com/@abuzitos http://www.twitter.com/@sjohnson717 http://www.twitter.com/@jefflash http://www.twitter.com/@ProductTank http://www.twitter.com/@AgileAlliance http://www.twitter.com/@simplybastow http://www.twitter.com/@ericries http://www.twitter.com/@evankimbrell http://www.twitter.com/@colemercer http://www.twitter.com/@StartupGrind [English…

Read More

Visão geral do Product Owner utilizando Metodologia Ágil

February 22, 2017February 22, 2017

Começando a entender Gestão de Produtos usando metodologias ágeis? Então acredito que abaixo esteja o melhor vídeo para você cair neste mundo. O primeiro vídeo é o original, em Inglês. Se você tem um nível razoável de entendimento da língua sugiro ver esta versão pois você já vai se familiarizando com…

Read More

Ágil. Gestão do conhecimento, escopo, documentação, testes, falhas e mais…

March 5, 2017March 5, 2017

Há cerca de 1 semana postei no LinkedIn meu artigo Ágil. Porque tantas tentativas falham? e tive a honra de ter este post compartilhado por uma amiga e grande profissional da área de Testes de Software. Em seu compartilhamento – que pode ser acessado por aqui – ela fez 5 questionamentos a…

Read More

Últimos posts

  • Product Discovery – Dicas e Passos.
  • Refinement Meeting: Por que e como fazer?
  • O Product Owner e o Business Analyst
  • Características de um bom Product Backlog – DEEP
  • Ágil. Gestão do conhecimento, escopo, documentação, testes, falhas e mais…

Comentários

  • Urânia Reis on Ágil. Porque tantas tentativas falham?
©2025 ProductManagement.com.br | WordPress Theme by SuperbThemes